Outras Notícias

debate parar a guerra dar uma oportunidade a paz 4 20220303 1049791543

Realizou-se, no Porto, um importante e muito participado debate, organizado pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), na sede da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto, com a participação de Ilda Figueiredo, presidente da DN do CPPC, Rui Pereira, professor universitário e ex-jornalista, José Pedro Rodrigues, consultor de comunicação.
No centro do debate estiveram as enormes preocupações e apreensões com a situação de guerra na Ucrânia, que tem repercussões em toda a Europa e comporta riscos de consequências imprevisíveis.
Foi geral o apelo ao fim da guerra e ao estabelecimento de negociações de modo a encontrar um acordo justo e duradouro, no interesse dos povos, considerando que a guerra não é uma solução para um conflito e, em caso algum, um caminho para estabelecer a paz.
Reclamou que, de imediato, se faça a suspensão dos combates na Ucrânia e que seja travado o constante aumento de forças militares e de armamento no Leste da Europa, situação que tende a sobrepor os interesses da guerra à paz, à amizade e à cooperação entre os povos da região.
Foi também anunciada a realização de uma iniciativa pública "Parar a guerra! Dar uma oportunidade à Paz!" a realizar no próximo dia 10 de Março, que no Porto será na rua de Santa Catarina, pelas 18 horas, apelando-se à participação de todos.
No final, gritou-se: Não à guerra! Sim à Paz! ?