Outras Notícias

Ilda Figueiredo, presidente do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) dinamizou, no dia 23 de Setembro, na Escola Secundária Tomás Cabreira, em Faro, um debate em defesa da Paz para alunos do ensino secundário.

O debate resultou de uma parceria estabelecida entre o Sindicato de Professores da Zona Sul, SPZS – membro da FENPROF, o Conselho Português para a Paz e Cooperação e o Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira.

Ilda Figueiredo expos um retrato da atual situação económica e social do nosso país, destacando o quadro de empobrecimento dos trabalhadores portugueses, no contexto da generalização da crise europeia. Informou sobre a ação do CPPC em defesa da Paz, destacando alguns dos cenários de guerra existentes, como os conflitos na Palestina, Síria e Iraque. Para Ilda Figueiredo no mundo são travados três tipos de guerra: a económica, com o agravamento das desigualdades e redução dos direitos conquistados; a militar, com armamento e em diversas partes do mundo e a ideológica, com o controlo e manipulação da informação por parte dos grandes grupos económico-financeiros. Alertou ainda para os perigos do armamento nuclear e lançou o repto a todos os jovens para que fossem protagonistas de ações em defesa da PAZ.

Na Escola Secundária Tomás Cabreira está patente a exposição: “Construir a Paz com os Valores de Abril”, realizada pelo CPPC no âmbito dos 40 anos da Revolução de Abril, que poderá ser visitada por todos.