Outras Notícias

 

Em nota emitida hoje, dia 10 de Agosto, o Secretariado do Conselho Mundial da Paz (CMP) assinala o Dia Internacional de Solidariedade com as Vítimas do Agente Laranja.

O CMP sublinha que 54 anos passados sobre o início da guerra dos EUA contra o povo do Vietname, se mantém a necessidade de uma compensação global e abrangente das vítimas da arma química "Agente Laranja". Arma extensamente utilizada pelos EUA que nunca assumiram a sua responsabilidade pelos seus efeitos, perante o heroico povo vietnamita.

Passados 40 anos da vitória vietnamita, são ainda visíveis os efeitos da utilização norte-americana desta arma química, em milhares de crianças que nascem com deficiências mentais e físicas, nos problemas de saúde dos habitantes de zonas contaminadas e nos danos ambientais.

O CMP expressa a sua total solidariedade com o povo vietnamita e em particular com a Associação das Vítimas do Agente Laranja, exigindo que a administração norte-americana assuma a sua responsabilidade e tome os passos necessários para compensar as vítimas.

O CMP termina apelando à solidariedade de todos os seus membros e amigos para que mantenham viva a luta por esta justa causa do povo vietnamita.